• 11 de Julho de 2019
  • Comentário(s)

Como fazer a contabilidade de condomínio?

Um dos assuntos mais temidos pelos síndicos é a contabilidade de condomínio. Afinal, muitos não possuem conhecimentos aprofundados na área e, como esta é uma parte mais técnica, ela exige cuidados especiais, uma vez que qualquer deslize pode prejudicar a gestão financeira do condomínio.

Por isso, fizemos este artigo para mostrar quais são os principais pontos de atenção e como fazer uma boa contabilidade do condomínio. Confira!

Preze pela transparência

A transparência é a garantia de uma boa gestão do condomínio. Realizar a prestação de contas mensal e anual faz com que os condôminos tenham confiança no trabalho do síndico. Desse modo, é necessário que o síndico aloque bem todos os gastos, tenha em mãos os balancetes e documentos fiscais para serem mostrados sempre que necessário.

Faça a gestão tributária      

A gestão tributária garante que o condomínio fique em dia com o governo e com a justiça. Por isso, é importante declarar e pagar os impostos, além de fazer tudo isso no prazo, tomando muito cuidado para não os pagar mais de uma vez. Algo que parece ser absurdo, mas que acontece com frequência em estabelecimentos que pagam impostos.

Siga um planejamento financeiro

Com o objetivo de otimizar o orçamento do condomínio e não ter problemas na prestação de contas, é necessário fazer e seguir o planejamento financeiro. Nele, devem constar todas as despesas e receitas previstas. Assim, fica mais fácil gerir esta parte e não extrapolar, gastando mais do que deveria.

Contrate uma consultoria

Se você não tem muito tempo ou habilidades para lidar com a contabilidade do condomínio, a nossa recomendação é contratar uma empresa especializada, isto é, uma administradora de condomínios. Com ela, é possível tanto adquirir apenas uma consultoria para aprender as partes mais burocráticas como simplesmente terceirizar o serviço.

Dessa forma, a contabilidade de condomínio fica mais prática e segura, uma vez que os riscos de atrasar alguma conta, perder documentos ou não fazer uma prestação de contas adequada são praticamente nulos. Muitas vezes, é melhor que o síndico terceirize o serviço à administradora e foque em outras questões, alcançando uma maior produtividade.

Deseja saber mais sobre o que faz uma administradora de condomínios? Então, leia este artigo e entenda suas funções!


Comentários