• 02 de Julho de 2020
  • Comentário(s)

  • 25 de Junho de 2020
  • Comentário(s)

Conheça quais são as vantagens do condomínio logístico

O condomínio logístico não é mais tendência no Brasil. Ele é uma realidade que precisa ser implementada em empresas que trabalham com transporte de mercadorias.

O condomínio logístico tem uma estrutura completa para que o seu negócio tenha mais agilidade no vai e vem de produtos.

Além disso, ele ajuda a sua empresa a reduzir os custos com o transporte e fornece mais segurança para os produtos dos seus clientes.

Quer descobrir de forma mais completa como o condomínio logístico pode influenciar no sucesso do seu negócio?

Então, continue lendo este artigo e descubra agora mesmo todas informações.

Afinal, o que é condomínio logístico?

Antes de citar quais são as vantagens do condomínio logístico, é ideal explicar o seu conceito para tirar todas as dúvidas.

O objetivo do condomínio logístico é instalar, em um único ambiente, empresas que oferecem aos seus clientes serviços como processamento e o recebimento de produtos.

Esse modelo de condomínio é situado em locais próximos às capitais. A preferência por essas regiões é justificada porque é possível criar uma ótima estrutura para suportar o recebimento de produtos que são distribuídos em nosso país.

condomínio logístico tem o poder de facilitar as operações e negócios das empresas. Afinal, os veículos de grande porte não precisam acessar as capitais para efetuar a entrega ou coleta de produto. Existem vários tipos de condomínio logístico.

O Flex é uma das opções mais comuns. A sua estrutura permite que uma ou mais empresas se instalem em um galpão padronizado.

O monousuário tem capacidade para atender somente uma empresa. Por outro lado, o condomínio logístico é construído conforme a demanda da empresa.

Os armazéns também são uma ótima alternativa de condomínio. Eles são usados por redes atacadistas e operadores logísticos. Nelas, a estrutura modular consegue estocar muitos produtos em porta – paletes.

Já o Cross – docking permite o transporte de cargas, sem levar em consideração o armazenamento de mercadorias.
O misto e o industrial “Plug e Play” são os dois últimos tipos de condomínio logístico. O primeiro foi criado para movimentação e estocagem de cargas. O industrial, que é a melhor opção é feito para as indústrias.

Qualquer condomínio logístico traz diversos benefícios para a sua empresa. Basta escolher aquele que tem a melhor estrutura para o seu negócio.

Quais são os benefícios dos condomínios logísticos?

A partir de agora vamos abordar questões relacionadas a localização, infraestrutura, segurança, facilidade na expansão do negócio e redução de custos.

Localização

A localização é o primeiro benefício que vamos destacar neste artigo.

Geralmente, o condomínio logístico é localizado em uma região flexível, que consegue deixar o processo de transporte e fretagem das mercadorias de forma mais fácil para as empresas.

Na prática, o local de trabalho é otimizado, armazenando uma grande quantidade de produtos em um único condomínio.

Assim, você pode aumentar não só o fluxo de suas vendas, mas também a rotatividade do seu estoque.

Outra vantagem desse tipo de condomínio é que ele reduz os custos logísticos que são bastante altos em nosso país, especialmente em cidades distantes.

condomínio-logístico

Infraestrutura

O condomínio logístico tem uma excelente infraestrutura. Para se ter uma ideia, uma empresa tem a sua disposição os seguintes itens: restaurantes, vestiários, pátios de manobras e seguranças.

Sendo assim, a sua equipe terá uma estrutura completa para executar um trabalho com agilidade e eficiência.

Segurança completa

Grande parte dos empresários ficam desconfiados em armazenar produtos nos condomínios logísticos. Esse sentimento ocorre porque as mercadorias estarão em um lugar em que ele não terá controle sobre a segurança.

O lado positivo é que você não precisa se preocupar com esse item. Os condomínios logísticos têm uma ótima estrutura para proteger as suas cargas.

Nesses espaços, há escoltas, vigias, monitoramento, entre outros itens.

Além de ter os seus produtos armazenados com segurança, você reduzirá custos com mão de obra e equipamentos internos em sua empresa.

Redução de custos

Sem dúvidas, a redução de custos é um dos principais benefícios do condomínio logístico.

No Centro de Distribuição você paga um valor único. Isso é muito importante para organizar o seu planejamento financeiro com mais facilidade.

O condomínio logístico ainda diminui os gastos com frete, manutenção de automóveis, mão de obra, segurança, entre outros.

Expansão do negócio

expansão da sua empresa pode ocorrer por dois motivos.

Primeiro, porque a sua operação estará concentrada em um local com muito espaço e com serviço ágil e eficiente.

Outro motivo é que você já tem uma estrutura completa e não é necessário investir em mais equipamentos para expandir o seu negócio.

Os condomínios logísticos trazem diversos benefícios para as empresas. Portanto, analise cada opção com cuidado para escolher aquela que esteja mais alinhada com a sua rotina.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do condomínio logístico, aproveite a oportunidade e siga as nossas redes sociais. Assim, você saberá outras novidades sobre condomínio, carreira de síndico e rotina profissional.


Comentários