• 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

  • 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

Tudo que você precisa saber sobre as funções dentro de um condomínio!

Você sabia que as funções dentro de um condomínio vão muito além do síndico? Isso acontece principalmente em condomínios maiores, em que há a necessidade de cuidar de diversos aspectos dentro daquele ambiente.


Essa organização de funções e cargos é de extrema importância para que se tenha uma gestão mais eficiente, otimizando o tempo e resultado. Os profissionais ficam cientes de suas obrigações e trabalham em prol de um bom convívio no condomínio.


Os cargos e suas respectivas funções são definidos de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho e são resguardados pela legislação trabalhista.


A seguir você irá conhecer os principais cargos em um condomínio e quais são suas funções.


  • Síndico

O cargo mais famoso em um prédio ou condomínio, o síndico é responsável pela gestão e administração, além de coordenar os demais cargos no condomínio. Ele pode ser um morador, ou um profissional contratado para o cargo. Seu mandato é de 2 anos e ele pode se reeleger. 


A escolha do profissional para o cargo é feita a partir da eleição na Assembleia Geral.


  • Subsíndico

Este cargo já não é obrigatório, mas também tem sua importância na gestão condominial. O subsíndico tem a função de auxiliar o síndico em suas tarefas do dia a dia, com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente. E no caso da ausência do síndico (no caso de férias, por exemplo), o subsíndico assume seu lugar. 


O subsíndico também é escolhido na Assembleia Geral.


  • Zelador

Responsável por cuidar das questões rotineiras do condomínio, o zelador é aquele que fiscaliza o uso das áreas comuns, providencia a manutenção geral do prédio (equipamentos, hidráulica,elétrica). Esse profissional também é responsável por coordenar obras, distribuir as tarefas entre os membros da equipe e notificar os moradores sobre os problemas do prédio.


  • Gerente predial

Mais comum em condomínios luxuosos ou nos que possuem maiores unidades, esse cargo é muito parecido com o zelador e subsíndico. Sua função une as questões burocráticas e operacionais do condomínio. Isso quer dizer que esse profissional lida com administrativas e rotineiras.


  • Auxiliar de serviços gerais

O profissional desse cargo tem a função de encontrar e resolver os problemas do condomínio. Ele é muito indicado em condomínios menores, em que a contratação de um zelador pode ser muito dispendiosa. Sua função é realizar vistorias e manutenções periódicas para encontrar possíveis problemas, o que inclui revisar os sistemas hidráulicos e elétricos,além de solicitar orçamentos e acompanhar as obras.  


  • Auxiliar administrativo

O auxiliar administrativo é responsável pelas questões administrativas do condomínio, como o envio de multas e advertências. Além disso, também é sua função apoiar as assembleias gerais e acompanhar os recursos financeiros do condomínio. 


funcoes-dentro-de-um-condominio

  • Porteiro

Os porteiros são de extrema importância em um condomínio, pois eles são os responsáveis pelo controle de quem entra e sai do ambiente. Sua função vai de vigiar a portaria, até notificar os moradores sobre visitantes e correspondências. Esse profissional é muito valioso para a segurança residencial.


  • Vigias

Os profissionais desse cargo são, assim como os porteiros, de extrema valia para a segurança de um condomínio. Geralmente eles são escalados para o período noturno, em que há maior vulnerabilidade. Eles não devem se prender a portaria, mas sim, realizar rondas constantes, observando qualquer movimento estranho ou falha na segurança. 


Após conhecer esses cargos, é possível perceber que a gestão de um condomínio não é algo fácil. São diversos profissionais trabalhando diariamente pelo bem estar e segurança dos moradores. 

Caso você tenha interesse em possuir uma gestão profissional em seu condomínio, entre em contato conosco da CASA. Temos serviços especializados para o que você e seu condomínio precisam!



Comentários