• 29 de Março de 2021
  • Comentário(s)

  • 23 de Março de 2021
  • Comentário(s)

Tudo sobre administração de condomínios: entenda melhor

É uma realidade que administrar um condomínio atualmente está repleto de desafios e muitas dificuldades. Com o passar do tempo, a imagem do síndico morador, aquele senhor idoso que ajuda todo mundo, está sendo deixada de lado e as coisas estão se tornando mais profissionais.

Em diversos casos, os condomínios acabam optando por contratar uma administradora de condomínios, responsável por todas as partes do local, desde finanças até a parte burocrática, facilitando a relação entre todos, porém, gerando um valor mais de gastos. Esse valor maior sendo gasto vale muito a pena, devido aos excelentes trabalhos e uma dedicação enorme por parte das empresas.

Nesse artigo falaremos de modo geral sobre administração de condomínios, como realmente funciona, quem é responsável por alguns setores e a importância de exercer uma boa administração, no qual gera resultados positivos para todos os moradores.

Como realmente funciona a administração de condomínios?

O assunto é bastante delicado e envolve diversos fatores, porém de início, devemos levar em conta que um condomínio funciona de maneira bem parecida com uma empresa. É necessário planejar fundos de reserva, folha de pagamentos para funcionários, realizar prestação de contas, entre outras coisas.

Esses fatores fazem com que um condomínio tenha bastante gente envolvida e seja necessária muita dedicação para tudo dar certo. As áreas de contabilidade, financeira e leis trabalhistas são as mais comuns de serem consultadas, sendo importante experiência no assunto e muita qualidade para solucionar situações problemas.

Em relação as empresas que fazem a administração de condomínio, o importante sempre será a transparência e qualidade no trabalho. Existem diversos casos em que ocorrem alguns problemas entre síndicos e administradoras de condôminos, ou até mesmo entre condôminos e a empresa. Essas questões podem e devem ser evitadas através de muita transparência e liberdade para trabalhar, com confiança no projeto e responsabilidade.

O que é e como funciona uma administradora de condomínios?

Uma administradora de condomínios tem a função de monitorar, realizar controle e administrar da melhor maneira o condomínio, com bastante auxílio do síndico do local. Como as tarefas diárias são muitas, ambos devem estar alinhados e trabalharem de maneira conjunta.

Com o passar do tempo, as administradoras de condomínios cresceram no Brasil todo e desempenham um importante papel. Com um excelente suporte prestado ao condomínio, essas empresas realizam desde o gerenciamento de contas a pagar até prestação de assistência jurídica. As funções são bem variadas e envolvem tudo o que o condômino necessita, trazendo uma maior tranquilidade aos condôminos e uma certeza que tudo está em boas mãos.

Como o trabalho da administradora de condomínios e o do síndico devem estar alinhados, é fundamental uma boa relação entre ambos.  O síndico ainda irá ser quem toma as decisões do condomínio, respondendo por todos os condôminos, tendo fundamental importância nas ocasiões.

administraçao-de-condominio

A importância de uma boa administração de condomínios

Por ser um assunto bem delicado, é importante mencionar os diversos pontos positivos que uma boa administração de condomínios pode gerar para os condôminos. Com uma parte financeira saudável, conservação da infraestrutura do local e uma boa convivência, os moradores dificilmente achariam problemas nesses tipos de gestões.

Por ser benéfico para todos, é fundamental trabalhar em prol dos condôminos e sempre apresentar resultados, demonstrando que o planejamento para o condomínio está dando certo, e, mesmo com alguns possíveis problemas ou contratempos, o condomínio segue a passos largos para uma boa gestão.

Uma questão que é bastante debatida com o trabalho de administradoras de condomínios, é em relação ao síndico do local e sua real função. Para que ninguém confunda as coisas, é importante destacar que o síndico continua a ter sua função de gestor do condomínio, enquanto a administração do condomínio cuida da parte administrativa e burocrática.


Comentários