• 11 de Dezembro de 2019
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Terceirização em condomínios: conheça dicas e vantagens

A terceirização em condomínios é uma medida adotada por muitos síndicos para serviços como limpeza, segurança, portaria e contabilidade. Isso porque, para muitos, assim fica mais fácil de administrar a mão-de-obra e entre outros fatores que vamos abordar neste artigo. Se deseja conhecer melhor as vantagens e algumas dicas, continue lendo e confira!

Quais são as vantagens de terceirizar o serviço?

Menos riscos trabalhistas

O primeiro ponto positivo para contratar funcionários terceirizados é o fato de que o condomínio estará menos exposto aos riscos trabalhistas.

 Isso porque, ele não terá que lidar diretamente com pagamento de direitos trabalhistas, que se caracterizam pela administração correta das férias, garantia dos horários de descanso e almoço, pagamento de 13° salário, assinatura da Carteira de Trabalho, entre outros. Quem vai lidar com isso, geralmente, é a empresa contratada.

Melhor gestão de funcionários

A terceirização em condomínios também permite que o síndico e a administradora façam uma melhor gestão dos funcionários. Afinal, a escala de trabalho é feita pela empresa terceirizada, assim como a alocação dos profissionais.

 Então, a gestão de funcionários gera menos trabalho para os responsáveis, que podem ser mais produtivos em outras áreas mais necessitadas, como a convivência no condomínio.

Funcionários treinados

Outro fator positivo é o fato de a empresa enviar os profissionais capacitados e já treinados, para realizarem o serviço. Independentemente da área, o funcionário já virá com o conhecimento prévio e pronto para trabalhar.

Reposição em casos necessários

Em casos de faltas, folgas ou feriados, a empresa terceirizada é responsável por repor o funcionário. Não há, então, problemas com pagamento de horas extras ou ficar alguns dias sem mão-de-obra.

Quais são as dicas para quem utiliza este tipo de mão-de-obra?

Mesmo que o funcionário seja terceirizado, ele precisa se sentir motivado em seu ambiente de trabalho. Por isso, algumas dicas para isso são:

Dê feedbacks

Os feedbacks são importantes tanto para a empresa contratada quanto para o funcionário. Desse modo, aponte o que está bom e o que pode melhorar, reforçando seus pontos positivos para que ele continue dando seu melhor.

Faça uma boa gestão de pessoas

Uma boa gestão de pessoas consiste em ouvir o funcionário, motivá-lo e também em estimular o trabalho em equipe. Por isso, promova reuniões com uma periodicidade definida, promova a convivência entre os funcionários e também ações de cunho motivacionais.

Entre em contato com a empresa, sempre que preciso

Em casos de problemas com funcionários ou com o serviço prestado, é muito importante entrar em contato com a empresa contratada. Assim, pode-se relatar o ocorrido e cobrar por uma assistência.

Como contratar empresas terceirizadas para o condomínio?

A principal dica para contratar uma empresa terceirizada para condomínios é contar com uma administradora de condomínios. Uma das funções das administradoras é selecionar os prestadores de serviço para o espaço de acordo com o perfil que melhor se encaixa. Além disso, ela já possui os contatos certos e as indicações confiáveis.

 Caso contrário, o síndico deve fazer uma boa pesquisa com referências, histórico da empresa e de seus funcionários.

 A terceirização em condomínios é uma ótima opção, mas também é preciso contratar boas empresas e analisar para quais serviços ela é útil. Desse modo, tenha ao seu lado um suporte, de preferência uma administradora que entenda do assunto.

 Quer saber mais sobre o tema? Então, leia este artigo em que falamos sobre a gestão dos funcionários de condomínio!

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