• 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

Quem pode se candidatar a síndico de condomínio

Uma pergunta bastante feita nos condomínios pelo Brasil, é a respeito de quem pode se candidatar a síndico de condomínio, sempre tendo como respaldo a lei. Como ser síndico é uma função que exige bastante, comparado com um administrador de empresa, o cargo não é tão simples como parece.

Com as responsabilidades que o síndico tem que assumir, é necessário que essa pessoa tenha diversas competências e saiba lidar com os mais variados problemas que podem surgir. Nessa publicação, falaremos um pouco de quem pode se candidatar a esse cargo, o que é dito em lei e como os condomínios tem que se enquadrar a isso.

Vale lembrar que, a função de síndico de condomínio vem exigindo bastante experiência e comprometimento por parte do responsável, sendo necessário acima de tudo, muita força de vontade.

Quais são os requisitos para ser síndico de condomínio?

Para começar a falar um pouco do assunto, lembramos que toda a administração de um condomínio está amparada no Código Civil e na Lei 10.406/2002, sendo fundamental seu conhecimento. No caso do interesse em ser síndico de condomínio, essa pessoa não necessariamente precisa ser condômino e, ainda pode ser uma pessoa jurídica.

Essa eleição vale por até dois anos, sendo possível a reeleição. Destacamos que, para que a eleição seja válida, é necessário levar em conta toda a legislação, pois caso haja algum tipo de irregularidade, ela se torna inválida.

As assembleias para a escolha do síndico devem ser divulgadas e agendadas com antecedência, para que todos os participantes consigam avaliar as propostas e escolher o melhor candidato. Nesse caso, é importante que os interessados em serem síndicos, exponham suas experiências e o que planejam executar.


sindico-de-condominio

Observar a Convenção do Condomínio e a legislação

Todo condomínio deve ter sua Convenção do Condomínio, no qual pode conter algumas diferenças dos conteúdos apresentados nas leis, desde que não as contrariem. Sendo assim, é de fundamental importância em saber quem pode se candidatar a síndico de condomínio, lendo esses documentos, para ficar por dentro de algum conteúdo específico.

Essa Convenção do Condomínio pode trazer assuntos como que, apenas condôminos podem ser síndicos de condomínios, excluindo assim certos interessados. Caso o documento não fale nada a respeito, qualquer pessoa está amparada em lei para concorrer a vaga.

Conheça o condomínio como um todo

Um aspecto bastante interessante para quem quer se candidatar a síndico de um condomínio, é conhecer sobre o próprio local. Se você está a par de toda a estrutura do local, conhece diversos moradores, tem conhecimento em setores como elétrica, hidráulica, entre outros, você está bem à frente de seu concorrente.

Mesmo que, tudo isso não seja sua obrigação, tendo profissionais especializados para realizarem esses possíveis trabalhos, ter um breve conhecimento e interação com o local, ajuda bastante.

Toda a questão da estrutura do local, sua conservação e manutenção, cabe ao síndico, ficando claro que sendo gestor e tendo esse conhecimento prévio te ajudará bastante.

Considerações finais

Concluindo, para saber quem pode se candidatar a síndico de condomínio é bem simples e requer apenas um pouco de conhecimento da legislação vigente. Na grande maioria dos casos, o síndico pode ser um condômino ou não, e até mesmo uma pessoa jurídica. O que destacamos é que, independentemente de quem for o síndico, é fundamental o conhecimento sobre todas as áreas do condomínio e sobre seu funcionamento, sendo recomendado o excelente preparo com as finanças.

Além de tudo, ser uma pessoa confiável e transparente é importante. Com enormes escândalos envolvendo condomínios, esses problemas financeiros devem ser evitados e tratados com seriedade, expondo de maneira transparente todas as finanças do local.


Comentários