• 13 de Novembro de 2020
  • Comentário(s)

  • 12 de Novembro de 2020
  • Comentário(s)

  • 10 de Novembro de 2020
  • Comentário(s)

Quais as funções do zelador de condomínio

Uma das funções mais importante dentro de um condomínio, o zelador é o responsável para que tudo esteja da melhor maneira possível dentro do condomínio. Responsável pelo monitoramento e fiscalização de todas as dependências do local, ele deve ser o braço direito do síndico e sempre estar disposto a resolver os problemas rotineiros do condomínio.

Através do zelador, todas as atividades rotineiras de um condomínio devem ser executadas e vistoriadas por ele, com bastante dedicação e respeito aos funcionários. Seu papel se assemelha bastante ao de um gerente, no qual tem a obrigação de coordenar as atividades no seu local de trabalho, garantindo assim, o funcionamento contínuo e perfeito das dependências.

Nessa publicação, falaremos um pouco sobre as principais funções de um zelador de condomínio e quais suas principais obrigações a serem cumpridas, podendo ser cobrado tanto pelo síndico do local ou pelos próprios moradores.

Quais as atribuições do zelador de condomínio

Falando um pouco do que é apresentado na Classificação Brasileira de Ocupação, as atribuições que um zelador tem que cumprir são bastante amplas e requerem atenção. Uma delas é a manutenção predial, no qual ele deve observar as áreas comuns do prédio, observar funcionamento e possíveis reparos simples e além disso, inspecionar a limpeza do condomínio como um todo, sempre visando o melhor para os condôminos.

Outra atribuição observada na CBO, é em relação a gestão de pessoas e os cumprimentos de normas. Nesse ponto, o zelador deve organizar e distribuir da melhor maneira possível, as tarefas para os funcionários do condomínio, observar e cumprir os regulamentos internos, ficar atento com os horários de entrada e saída de funcionário, entre outras coisas. Um ponto bastante importante é que, é de fundamental importância para o zelador, tentar manter a ordem e a boa convivência entre os funcionários e os condôminos, sempre visando boas práticas e com respeito acima de tudo.

Outro ponto bastante importante sobre os zeladores é que, cabe a eles a obrigação de supervisionar as obras e as reformas prediais, sempre atento com a manutenção de máquinas, aparelhos e os equipamentos do condomínio. Vale lembrar que, quando for necessário um reparo em alguma área do condomínio que exija especialização, o zelador não deve se propor a realizar a tarefa, e sim, comunicar uma empresa terceirizada para o serviço.


zelador-de-condominio


Dedicação e comprometimento

Como vimos, a função de zelador de condomínio é bastante complicada e exige bastante dedicação do funcionário, pois os serviços aparecem todos os dias e devem ser solucionados o mais rápido possível, favorecendo a boa convivência no local. Além da dedicação, o zelador deve ter um grande comprometimento com o trabalho, pois é através dele que as atividades do condomínio acontecem, sendo de fundamental importância sua atenção.

Para um melhor trabalho e maior organização, é recomendado que o zelador faça uma agenda semanal, no qual colocará todas as atividades necessárias para a semana, conseguindo distribuir entre os funcionários e diminuindo o acúmulo de atividades.

Uma dica bastante interessante é a respeito da manutenção preventiva, uma prática que é adotada por muitos e traz excelentes resultados. Com a manutenção preventiva, você consegue evitar que diversos problemas aconteçam, facilitando seu trabalho e a posterior manutenção. Através dela, o controle de problemas fica bem mais tranquilo e ajuda bastante o zelador.

Um bom exemplo de manutenção preventiva é em relação a vida útil das lâmpadas, quando alguma lâmpada estiver quase em seu tempo de descarte, é recomendado realizar a troca antecipadamente, para que não ocorra de o local ficar sem iluminação por algum período de tempo. Uma prática simples que ajuda bastante.


Comentários