• 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

Manual do síndico de condomínio

Para você exercer um papel de síndico de maneira exemplar e com um excelente desempenho, é necessário um bom planejamento e boas condutas durante seu mandato. Atualmente, os síndicos de condomínios estão sendo cobrados cada vez mais, devido ao distanciamento normal que ocorre dos condôminos com o condomínio, de modo geral. Esse distanciamento ocorre devido a própria correria do dia a dia e das enormes obrigações que todos têm de cumprir durante a semana.

Com isso, cabe ao síndico trabalhar de maneira efetiva e tentar manter tudo em ordem dentro do condomínio, evitando surpresas e os famosos acontecimentos inesperados. Esses acontecimentos geralmente ocorrem em dias e horários ruins, prejudicando ainda mais a gestão e o controle do local. Para isso, é necessário que o síndico desenvolva seu papel de modo a planejar toda a sua rotina, evitando uma má gestão e comentários negativos de moradores.

Nessa publicação, falaremos um pouco sobre o manual do síndico de condomínio e suas principais funções dentro dele, dando ênfase em dicas válidas que os síndicos podem adquirir para melhorar e facilitar sua gestão de trabalho.

Quais são as competências fundamentais do síndico?

Dispostas no manual do síndico, as competências desse funcionário são bastante amplas e incluem a convocação de assembleias, a prestação de contas do condomínio, a representação dos interesses dos condôminos, entre outras coisas.

Todos esses tópicos devem ser estudados detalhadamente pelo síndico para que evite uma má gestão ou uma gestão confusa, dando abertura para opiniões contrárias e negativas a seu respeito.

Nesse aspecto, é bastante válido um estudo do manual do síndico, de maneira bastante precisa e eficaz, auxiliando bastante os síndicos mais despreparados, para desempenharem uma boa função. Além da boa função, é fundamental a organização do profissional acima de tudo, com bastante foco em resultados.

Tenha foco, planejamento e evitará as urgências

Como os dois pilares para qualquer trabalho, o foco e o planejamento devem estar alinhados na competência de síndico também. Ambos auxiliam e melhoram o desenvolvimento de qualquer profissional, auxiliando na sua rotina e facilitando seu desempenho dentro do condomínio.

Através do planejamento, o síndico pode alinhar todas suas obrigações mensais e, poder solucionar de maneira tranquila e eficaz. Com isso, estará evitando os incômodos que aparecem repentinamente, prejudicando os próprios condôminos e toda a gestão do síndico.

Além do planejamento, o manual do síndico de condomínio relata a importância do foco em suas atividades, com os registros dos diversos acontecimentos do condomínio e sua resolução imediata. Destacamos que, com as anotações, as coisas ficam documentadas e funcionam de uma maneira melhor, evitando os possíveis esquecimentos que geralmente ocorrem em condomínios.

manual-do-sindico

A relação com o Manual da Casa e suas semelhanças

Em paralelo ao manual do síndico de condomínio, os condôminos sempre estão dispostos a aprender e tornar seu lar no melhor lugar possível para viver. Como sabemos, toda casa é sinônimo de obrigações e possíveis dúvidas, sejam elas durante sua aquisição ou após a compra.

Com diversos segmentos para se observar, uma moradia pode passar por diversos processos, como manutenções internas, externas, reformas emergenciais, entre outras coisas. Todas elas, visam um local melhor para se viver e um local agradável para passar a sua maior parte do tempo.

Através do manual da casa, o morador consegue absorver diversas dicas de como melhorar um funcionamento de uma casa, tratando ela como se fosse um negócio. Suas dicas práticas auxiliam em momentos de reformas, mudanças, entre outras coisas. Acima de tudo, o manual visa um bom uso do local, já que esse poderá ser seu lar por um bom período de tempo, tendo que ser agradável para você e sua família.


Comentários