Fui eleito síndico, e agora?
Hoje os condomínios são tratados como empresas e, por assim configurado, vários são os seus sócios, tendo cada qual um interesse. Mas, como o síndico pode atender a todos sem prejudicar ninguém? O primeiro passo para o sucesso é ter sempre em mãos a Convenção de Condomínio e o Regimento Interno. Estes documentos é que vão trazer a pronta solução para a maioria dos conflitos que podem ocorrer no dia a dia. Seguir as regras e aplicar limites é fundamental para a eficiência na gestão. Outro fator preponderante para o sucesso na administração do condomínio está no compartilhamento de responsabilidades. Ninguém consegue gerir uma empresa sozinho, por maiores que sejam suas competências. Assim, dividir funções e envolver os condôminos na gestão, compartilhar experiências e traçar os melhores caminhos para o bem comum é essencial para a boa convivência. Ainda nesta divisão de tarefas, contar com a assessoria de uma administradora de condomínios é primordial no suporte financeiro, administrativo, contábil, jurídico, de departamento pessoal, dentre outros.
Conhecer bem a estrutura física do condomínio é outro elemento essencial. Faça uma inspeção em toda edificação, ou contrate uma empresa para emitir um laudo da edificação A realização das manutenções preventivas e corretivas requer conhecimento e é uma obrigação da administração do condomínio. Zelar pelo patrimônio é uma das responsabilidades mais eminentes do síndico.
Não se desespere. Ultrapassado o momento de adaptação e conhecimento do condomínio, e seguindo estes conselhos, sua gestão será um sucesso!
Comentários