• 29 de Março de 2021
  • Comentário(s)

  • 23 de Março de 2021
  • Comentário(s)

Exposição do condômino inadimplente: saiba sobre o assunto

Um assunto bastante delicado e que deve ser debatido com bastante conhecimento, é em relação a exposição do condômino inadimplente no condomínio. Com o aumento do desemprego no Brasil, esse é um tema que cresce cada dia mais e torna a situação ainda mais delicada. Por se tratar também com relação a saúde financeira do condomínio, o assunto tem relação com todos os condôminos e as posições corretas devem ser tomadas, para que tudo ocorra da melhor maneira.

Com esses grandes aumentos no número de inadimplentes, os síndicos estão cada vez mais preocupados com a situação, buscando uma forma correta para solucionar o problema, sem danos a terceiros. Vale lembrar que, por envolver as finanças do condomínio, é de interesse de todos o conhecimento da saúde do financeira do condomínio e como tudo está sendo solucionado.

Nesse artigo, falaremos um pouco de como esse assunto deve ser tratado, para que não gere aborrecimentos e até processos contra os condomínios, nesses aspectos de inadimplência e divulgação dessas pessoas.

Condôminos inadimplentes e a ação do síndico

Como é um assunto bastante delicado, é necessário que o síndico estude bastante o caso e saiba agir da melhor maneira. A conversa é a base de tudo e, tentar solucionar o problema através dela é um excelente começo. Realizar a cobrança da taxa condominial é importante e é uma cobrança lícita, sendo de fundamental importância para o condomínio em geral.

O ponto em questão é como essa cobrança deve ocorrer, para que ambas as partes não sejam prejudicadas. É fundamental por parte do síndico, tentar evitar grande exposição do condômino inadimplente para que não cause danos morais ao mesmo, sendo que pode ser possível, casos de processo.

Por outro lado, é direito dos demais condôminos saber quem são os inadimplentes, pois de certo modo, eles prejudicam a saúde financeira do condomínio, podendo acarretar problemas gerais e futuros.

A palavra para o momento é bom senso e grande parcela de paciência. Existem casos que o atraso é pequeno e solucionado em poucos dias, já outros casos as demoras são grandes e podemos envolver até a justiça no meio, sendo importante um respaldo de um especialista para melhor conduzir a situação. Nesses casos extremos, o condomínio deve sempre estar preparado para agir rápido, pois tempo é dinheiro.

condomino-inadimpletne

Indenizações por danos morais

Não é dificil encontrar casos em condomínios no qual a indenização por danos morais aconteceu a pouco tempo. Com a exposição exagerada do condômino inadimplente, a pessoa se sente envergonhada e prejudicada por diversos motivos, buscando o respaldo da justiça. A exposição de seu nome em grupos de aplicativos, jornais de circulação do condomínio, entre outras coisas, pode acarretar sérios problemas.

Concluindo, é bastante interessante por parte do condomínio informar o número do imóvel inadimplente, evitando mencionar o nome do condômino, sendo assim, ajudando na discrição e favorecendo uma boa convivência.

Considerações finais

Como o fato de inadimplência cresce a cada dia, medidas nesse âmbito precisam ser tomadas para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Saber conciliar as cobranças com respeito e reponsabilidade é um excelente passo para uma boa administração.

Devemos lembrar também que, a transparência nas finanças do condomínio é fundamental para a gestão e, essa prestação de contas deve acontecer mensalmente. Saber cobrar os inadimplentes e ter uma boa conversa para solucionar os problemas, é fundamental.

Vale lembrar que, o interesse dos demais condôminos nessa situação é totalmente aceitável e compreensível, pois a taxa condominial envolve a todos os condôminos, podendo prejudicar a saúde financeira do condomínio num futuro próximo, ou até mesmo, aumentar essa taxa para cobrir possíveis furos na arrecadação.


Comentários