Viver em sociedade não é
nada fácil, é normal discordarmos de parentes, amigos, conhecidos e,
principalmente, vizinhos. Por isso, é comum que aconteçam brigas e discussões
em condomínios por motivos, muitas vezes, que podem ser resolvidos na base da
conversa. Nesse caso, é importante contar com uma boa mediação de conflitos.
Sempre tem aquele morador
inconveniente que vive desrespeitando a tranquilidade dos outros. Selecionamos
algumas sugestões para que você faça uma boa mediação e solucione estes problemas.
Confira!
Seja justo e imparcial
O primeiro ponto para
mediar conflitos é se abdicar de suas opiniões pessoais e até alguns pontos de
vista para considerar a situação em si. Isto é, mesmo se o problema for entre
um amigo seu e um desafeto, é importante desvincular a pessoalidade.
Isso vai ajudar você a
ser mais justo em suas decisões. Por mais que não goste de uma pessoa, todos
devem ser ouvidos e merecem ter seus problemas resolvidos, pois isso é um
direito básico de qualquer pessoa.
Converse com os moradores
separadamente
Uma forma de ser imparcial é ouvindo todos os lados da
história. Primeiramente, busque ter uma conversa esclarecedora com os moradores
envolvidos no conflito para que eles possam dar sua versão.
Após ter essa conversa, que servirá apenas para ouvir,
e não para julgar alguém, busque escutar também testemunhas que possam ter
presenciado a situação. Se o que ocorreu foi uma briga devido a uma vaga de
garagem, por exemplo, você pode inclusive recorrer às câmeras de segurança do
condomínio para apurar o caso.
Convoque uma reunião com os envolvidos
Depois de realizar uma conversa separadamente com os
envolvidos, marque uma reunião, que pode acontecer no próprio condomínio. O
intuito deste encontro é que você seja o mediador e tente encontrar um
equilíbrio para a situação.
Deve-se utilizar uma boa linha argumentativa e fazer
com que ambas as partes se entendam e reconheçam seus erros. Por isso, crie uma
conversa confortável em que você possa também identificar os interesses de cada
pessoa.
Estabeleça regras
Caso as conversas não
resolvam totalmente ou deixem certo ar de revanchismo, estabeleça algumas
regras que prevejam punição. Isso pode ser por meio do regimento interno do
condomínio, indo desde advertências, multas e até expulsão.
Contrate um profissional de mediação
Contratar um profissional de mediação de conflitos é
outra solução eficiente a ser usada em casos que o síndico perdeu o controle da
situação. Um especialista da área de mediação fará uma análise do caso e dos
envolvidos, podendo chegar a acordos mais facilmente.
De qualquer modo, busque
ao máximo evitar desconfortos para que uma mediação de conflitos não seja
necessária. Por isso, oriente os moradores durante a assembleia sobre as regras
do condomínio e faça com que os condôminos entendam que eles moram em um espaço
onde outras pessoas convivem também. Assim, atribui-se maior importância às
relações humanas e desenvolve-se empatia pelo outro.
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