• 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

Cadastro de moradores do condomínio: porque manter atualizado?

O cadastro de moradores no condomínio é um dos pontos mais importantes para controle e segurança do local. Esse controle de acesso se tornou muito importante devido aos grandes problemas de insegurança e de crescimento dos condomínios, sendo muito interessante a ideia.

Com as constantes visitas, entradas e saídas de moradores, essa medida para cadastro de moradores no condomínio é bastante efetiva e serve como uma medida preventiva de segurança, sendo bem vista pela grande maioria dos síndicos.

Nessa publicação, falaremos um pouco do por que é importante manter o cadastro de moradores sempre atualizado e como isso deve ser feito, com a organização e preparo do síndico do condomínio. Um ponto importante para destacar é que, o cadastro de moradores é necessário e deve ser levado em conta por qualquer síndico do condomínio, ajudando desde o porteiro até os demais funcionários e usuários das dependências.

Quais são os tipos de cadastro de moradores de condomínio?

Para começar falando dos cadastros de moradores em condomínio, devemos deixar claro que existem dois tipos de cadastros recomendados. Um cadastro mais completo, que exige CPF e RG, no qual ficará exclusivamente com o síndico, podendo ser utilizado em alguma oportunidade. Esse tipo de cadastro tem seus dados em sigilo e é recomendado apenas para casos de emergência.

Um outro cadastro, mais básico, pode ser feito de maneira menos completa e conter apenas informações sucintas da pessoa. Esse balanço deve ser deixado na própria portaria do condomínio para consulta e acompanhamento de entrada e saída de moradores.

Vale destacar que, esse cadastro é bastante utilizado para controlar o acesso de visitas e pessoas estranhas no local, sendo muito útil e recomendado na parte de segurança. Com essa pequena lista de cadastro, que pode ser dividida por blocos e apartamentos, ajuda muito no controle e na fiscalização dos usuários.

Alguns motivos para manter atualizado o cadastro de moradores no condomínio

A importância de manter atualizado o cadastro de moradores é que ele é fundamental para um condomínio, facilitando em diversas áreas. De início, o controle de moradores com a entrada e saída é solucionado, auxiliando também a entrega de encomendas e correspondências. Um ponto bastante positivo é a rapidez que os processos podem atingir, não sendo necessário procurar cadastros antigos e desatualizados.

A atualização dos cadastros deve ocorrer conforme houver alguma mudança, seja com novo morador, algum novo inquilino, entre outras coisas. Além disso, em questões mais urgentes o cadastro de moradores é fundamental para a solução de problemas.

Imagine o vazamento de água em algum apartamento, no qual poucas pessoas sabem quem é o morador responsável e, no cadastro de moradores o nome está desatualizado. O contato com essa pessoa vai ser demorado e pode acarretar diversos outros problemas, agravando a situação até o contato.


cadastro-de-moradores

Organização e controle no condomínio

Acima de tudo, esse cadastro de moradores torna o condomínio, e o sindico de modo geral, mais responsável e com maior controle de toda a situação. Destacamos que, esses dados coletados a respeito dos condôminos são dispostos no contrato com o condomínio, e de certa forma, não devem ser negados para o síndico.

Com tudo atualizado e funcionando corretamente, o condomínio ganha bastante com o controle e a própria segurança do local, podendo certificar seus moradores e trabalhadores, sem a necessidade de procurar caso por caso, perdendo tempo e tornando o processo demorado.

Concluindo, caso haja necessidade de atualizar o cadastro de moradores no seu condomínio, faça o quanto antes, pois os benefícios são claros e remetem a uma melhora geral do local. Com o aumento dos condomínios, esses cadastros têm papel fundamental na organização.

Comentários