• 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

  • 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

Cuidados com a parte elétrica do condomínio

Ter atenção com a infraestrutura de modo geral de um condomínio é fundamental e requer bastante dedicação. Dentre as diversas áreas para ficar alerta, uma das que merece mais atenção é em relação aos cuidados com a parte elétrica.

Por ser uma área bastante crítica e que impacta a todos, é importante realizar diversas tarefas para deixar tudo nos conformes. Destacamos que, em um condomínio, raramente encontraremos um funcionário com capacitação nessa área, sendo assim, vale a pena a contratação do serviço de uma empresa ou de um autônomo capacitado, para sempre estar alerta com esse ponto.

Nesse artigo, falaremos dos cuidados com a parte elétrica do condomínio e tudo o que isso engloba, desde fiações até acidentes mais sérios. Destacamos que, as manutenções periódicas são as mais recomendadas nesse caso, ficando bastante difícil acontecer alguma surpresa indesejada.

Vistoria em condomínios

Fundamental em condomínios, essas vistorias precisam seguir a NR-10, que é uma norma regulamentadora sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade. Dentro dessa norma, é expresso diversos aspectos que devem ser seguidos para uma vistoria ocorrer com efetividade e segurança.

Alguns pontos simples, mas importantes, diz a respeito sobre os profissionais capacitados para essa atividade, o uso de equipamentos de proteção individual, que as vistorias devem acontecer com os circuitos elétricos desligados, entre outras coisas. Com todos esses cuidados e uma periocidade das avaliações, o condomínio vai sofrer o menos possível com esses problemas.

Sendo assim, cabe ao síndico do condomínio agendar vistorias em seu cronograma e realizar com as frequências exigidas, trazendo segurança e comodidade aos condôminos. Um fato bastante importante é que, essas avaliações de condições dos sistemas, impacta diretamente na qualidade de funcionamento deles, e também, no consumo de energia de todo o prédio.

parte-eletrica-do-condominio

Perigos mais frequentes com a parte elétrica do condomínio

Quando pensamos nos perigos mais frequentes que se pode ter em um condomínio, relacionado com sua parte elétrica, é bastante normal a avaliação de toda a fiação elétrica, que em prédios antigos, está bastante comprometida e sobrecarregada.

Outro ponto bastante comum em condomínios que não são verificados, são as diversas ligações e instalações, feitas sem supervisão de profissionais da área. Esse tipo de irregularidade pode comprometer todo o sistema e sobrecarrega-lo, trazendo problemas futuros.

Algumas pesquisas mostram que, cerca de 70% dos incêndios causados em edificações são ocasionados pelo próprio ser humano, através de negligência e ou interferência em setores que não tem capacidade para atuar.

Como exemplo, uma manutenção preventiva ou até mesmo corretiva, pode descobrir situações que poderiam gerar grandes incêndios, que seriam capazes de destruir apartamentos e complicar a vida de muita gente. Jamais esqueça desses aspectos, brincar com algumas situações pode gerar problemas graves e irreversíveis.

Considerações finais

Como é um assunto bastante importante e impacta diretamente com a vida dos condôminos, ter atenção é fundamental. Cabe ao síndico ficar sempre atento a esse respeito e sempre se programar para as avaliações e vistorias no local. Um panorama bastante interessante de se fazer, é através do histórico das contas de energia.

Com o aumento de consumo, que na teoria não tem explicação, para condomínios que não aumentaram sua rede elétrica, é importante checar e avaliar. Em muitos casos, o maior consumo pode acontecer por conta de fiações sobrecarregadas e sistemas antigos.

Foque sempre na manutenção preventiva e economize em prol do condomínio. É de responsabilidade também do condômino avaliar e comentar sobre qualquer caso suspeito de aquecimento, curtos circuitos, entre outras coisas. Um condomínio mais seguro e com uma boa infraestrutura é aquele que expõe os problemas de maneira antecipada, antes deles acontecer.


Comentários