• 10 de Setembro de 2019
  • Comentário(s)

  • 10 de Setembro de 2019
  • Comentário(s)

Quais são as consequências da inadimplência em condomínio?

. Uma das consequências negativas é a dificuldade de manter as contas em dia, uma vez que a falta de recurso financeiro compromete o orçamento da gestão. 


Outro problema é a falta de verba para continuar com os serviços no condomínio e a manutenção dos aparelhos que devem ser feitas periodicamente. 

Quais são as consequências da inadimplência para um condomínio? 

A inadimplência no condomínio é um problema bastante comum no Brasil. Essa realidade prejudica não só a administração do síndico, mas também a rotina dos moradores. Afinal, a falta de verba impede novos investimentos e algumas ações que foram definidas na previsão orçamentária. 


Para piorar, o relacionamento entre os moradores fica instável, já que é necessário em alguns casos aumentar as cotas condominiais daqueles que estão com pagamento em dia para equilibrar as contas. 


Veja abaixo os impactos que a inadimplência pode trazer para um condomínio. 

Serviços diários 

As contas de consumo diários também são prejudicadas com o atraso do pagamento. Nesses gastos estão incluídos despesas com água, gás e energia das áreas comuns do prédio. Para evitar esse problema, alguns prédios já usam a medição de gastos de forma individualizada.   


Em prédios que não tem a cobrança individualizada, a alternativa é fazer esse procedimento à parte e em formato de rateio. 

Custos de manutenção 

Os custos de manutenção e conservação de instalações e equipamentos também sofrem consequências negativas com a inadimplência. Os trabalhos diários como jardinagem e manutenção de portões não são feitos conforme esperado pelos moradores. 

Quando devemos preocupar com a inadimplência? 


Sempre! Mas existem algumas ações que podem diminuir seus impactos. 


A melhor forma de reduzir a inadimplência em um condomínio é adotando uma postura preventiva. Um bom síndico é aquele que organiza as suas contas com eficiência para impedir que um atraso não vire um pesadelo em sua rotina. Por isso, é fundamental que você tenha bastante atenção com a arrecadação de taxas. 


Outra alternativa interessante é enviar algumas notificações com antecedência para que os moradores lembre-se de pagar a taxa condominial. O aviso pode ser feito tanto em murais do prédio, pelo e-mail, aplicativos de condomínio, cartas e WhatsApp. 


No entanto, a prevenção nem sempre dá certo e alguns moradores não conseguem pagar as contas em dia. Nesses casos, o síndico é o responsável por cobrar os inadimplentes. 

Como lidar com moradores inadimplentes? 

O primeiro passo para lidar com a inadimplência é ter empatia com a situação. Informe ao morador que você entende os motivos pelos quais ele está com dificuldades financeiras. 


Dessa forma, ele ficará mais aberto para resolver o problema. É fundamental deixar claro que o seu papel é seguir de acordo com a lei para que nem o morador e nem o síndico sejam penalizados. 


Existem outras orientações para que você saiba como lidar com a inadimplência da melhor forma. Veja abaixo! 

Seja rápido 

Um dos grandes erros do síndico é deixar que as dívidas em relação a taxa condominial se acumulem. Sendo assim, busque regularizar a situação a partir do primeiro dia que a inadimplência for registrada. 

Evite situações constrangedoras 

No processo de negociação, você nunca deve expor o nome dos devedores para os outros moradores. Esse tipo de atitude não é indicada, pois somente o condômino sofre com a situação. Então, busque os canais de comunicação para avisá-lo sobre a inadimplência. 

Busque ajuda profissional 

Se você ainda tem dúvida sobre como agir em momentos de inadimplência, recomendamos que procure um profissional jurídico. Ele pode ajudá-lo com as melhores soluções para o seu condomínio. 

Faça um fundo reserva 

O pagamento em dia da taxa de um condomínio é uma das maiores dificuldades que os moradores enfrentam hoje em dia. Por causa desse cenário, recomendamos que você crie um fundo de reserva para que um atraso não prejudique as suas contas. 


Percebeu o quanto a inadimplência no condomínio pode prejudicar a sua gestão? Então, fique atento as datas de vencimento, comunique os moradores e tenha empatia para resolver os problemas. 


E você, gostou das dicas sobre inadimplência nos condomínio? Então, siga as nossas redes sociais e descubra outras informações que podem influenciar em sua rotina como síndico. No blog, falamos sobre diversos assuntos, desde questões financeiras, até relacionamentos com moradores e gestão. 


Comentários