• 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

  • 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

  • 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

Qual a hora de fazer inspeção elétrica predial

A inspeção elétrica predial é um tópico bastante interessante e que deve ser discutido com calma. Para sua realização, é necessário um profissional habilitado que observará os diversos aspectos do condomínio e iniciará essa inspeção, com o objetivo de avaliar todos os cuidados importantes.

Essa inspeção elétrica predial passará por todos os pontos relevantes do condomínio, desde elevadores, equipamentos elétricos, fiações, instalações, entre outras coisas. Através dela, é gerado um laudo pelo responsável técnico com todas as recomendações e avaliações dos equipamentos.

Nesse artigo, falaremos de maneira bastante clara e objetiva sobre qual a hora de fazer inspeção elétrica predial em seu condomínio e qual sua importância para as suas dependências. Vale destacar que, não recomendamos que essas inspeções sejam realizadas por pessoas despreparadas e sem capacitação, podendo acarretar diversos problemas.

Quais as consequências da inspeção elétrica predial?

Através da inspeção elétrica predial, não apenas o síndico, mas todos os condôminos do local passam a conviver com mais segurança e tranquilidade. Observando os estados de conservação de todos os equipamentos e sistemas, ocorre uma valorização predial e um aumento na vida útil desses equipamentos, sendo realizada a devida manutenção.

Existem casos em que, com uma simples inspeção, é possível observar problemas que poderiam acarretar sérios riscos a infraestrutura predial, como incêndios e acidentes. Com a inspeção, esses problemas tendem a diminuir bastante e ocorrer uma menor necessidade de manutenção com o passar do tempo.

Enfim, qual a hora de fazer inspeção elétrica predial no seu condomínio?

Com um profissional habilitado contratado para o serviço, é sempre interessante estabelecer prazos para essa inspeção. Normalmente, são avaliados quesitos como a idade da infraestrutura, as condições das instalações prediais, entre outras coisas. Sendo assim, ao observar qualquer início de problema ou resquício de algo, é interessante acionar um profissional da área.

Após a primeira inspeção e a apresentação do laudo, o próprio responsável técnico do serviço comunicará os prazos recomendados para as próximas inspeções elétricas prediais. Esses prazos podem variar de 2 a 5 anos, dependendo das condições do condomínio. De certo modo, a avaliação do profissional habilitado vai dizer bastante sobre a infraestrutura local e as recomendações que ele acha pertinente.

Com o resultado da vistoria e a apresentação do laudo técnico, o documento vai atestar as condições do condomínio em relação a parte elétrica, as recomendações de prazos para possíveis reparos e trocas de equipamentos e, qual o prazo que deve ser feita a nova inspeção elétrica.

inspecao-eletrica

Como sei se meu condomínio realiza inspeção elétrica predial?

Uma pergunta bastante comum entre síndicos e moradores, que ou se mudam para esses condomínios, ou começam a realizar a atividade de síndico a pouco tempo, é sobre a inspeção elétrica predial e qual foi a última vez que ela foi realizada.

Geralmente, pouco se sabe sobre essas inspeções, pois geralmente os laudos não são armazenados e as respostas ficam vazias. Nesses casos, é de suma importância o síndico do local entrar em contato com um profissional habilitado e realizar a inspeção elétrica o mais rápido possível.

Mesmo acarretando um gasto para o condomínio, essas inspeções favorecem a manutenção geral predial e podem diminuir os problemas com acidentes graves. Após a realização da inspeção, é necessário guardar o laudo junto com os documentos e sempre que for questionado, apresentar.

Considerações finais

A inspeção elétrica predial é bastante importante para a vida útil do condomínio e deve ser levada a sério. Os prazos para a sua realização dependem das condições do condomínio e, do conhecimento da última inspeção realizada.

Em casos de desconhecimentos ou dúvidas sobre os casos, é sempre recomendado consultar um profissional capacitado da área e tirar todas as dúvidas, pois pequenos deslizes podem acarretar sérios problemas.


Comentários