O Condomínio se paga antes ou depois de usar?

Uma pergunta que dá dor de cabeça em muita gente, seja em momentos de aquisição de um apartamento, mudanças para novos condomínios ou os próprios problemas que a maioria dos síndicos enfrentam com pagamentos em atraso. A taxa de condomínio é de fundamental importância para a manutenção do condomínio e para que tudo esteja da melhor maneira para a convivência dos condôminos.

Realizar o pagamento com atraso ou deixar de realizar o pagamento é um problema que pode interferir em outros moradores, prejudicando a convivência no condomínio e, posteriormente, atrapalhando a saúde financeira do local. Nessa publicação, falaremos a respeito do pagamento do condomínio, em que momento ele ocorre e qual a sua importância. Vale lembrar que, deve-se levar em conta tudo o que estiver escrito na importante convenção de condomínio.

Quando devo pagar o condomínio?

A pergunta mais comum que se faz quando ocorrem mudança ou aquisição de moradias é em relação ao pagamento do condomínio. O condomínio paga antes ou depois de usar? A pergunta pode ser respondida após a avaliação dos fatos. Lembramos que, todas as taxas condominiais são pagas referentes ao mês que passou, sendo impossível prever o valor das contas para o mês seguinte.

Sendo assim, é importante saber a data de fechamento de todas as contas do condomínio, realizando o pagamento de forma proporcional. Caso você realize a mudança para o condomínio no dia 25 de agosto, e, as contas fechem no dia 30 de agosto, você é obrigado a pagar o condomínio referente aos primeiros dias que esteve no local. Sendo assim, se por exemplo a data limite para o pagamento da taxa seja no dia 7 de cada mês, você deverá realizar o pagamento do valor proporcional dos dias 25 a 30 de agosto.Desse modo, ocorre uma justiça maior e ajuda na melhoria da saúde financeira do condomínio, que posteriormente, pode trazer grandes melhorias aos condôminos. Vale lembrar que, qualquer desacordo entre as partes, é necessário o apoio da justiça para resolver o caso.

Quem deve realizar o pagamento do condomínio?

É importante destacar que, existem diversos tipos de acordo entre locador e locatário, no qual tentam achar a melhor maneira para resolver o problema. Na maioria dos casos, o dono do imóvel cobra um valor de aluguel que já inclui o valor do condomínio junto, facilitando bastante as coisas. Sendo assim, quando ele recebe o pagamento do aluguel, já faz o pagamento do condomínio.

Há casos, porém, que o valor de aluguel não inclui o valor do condomínio, sendo responsabilidade do inquilino o pagamento. Lembramos que, em casos de reajuste de condomínio, o valor tem que ser arcado pelo próprio inquilino, e não pelo dono do imóvel, sendo uma atitude mais justa.

Qual a frequência de cobrança da taxa condominial?

Na grande maioria dos casos, a taxa condominial é cobrada mensalmente, facilitando a vida dos condôminos e também do síndico. Tudo isso tem que estar claro na convenção de condomínio.

Qual a importância de pagar condomínio?

É evidente que, atualmente os condomínios crescem cada vez mais e contém uma gama ainda maior de condôminos, que necessitam de boas instalações e uma boa convivência entre eles. Tudo isso tem um valor. A taxa condominial auxilia na manutenção do condomínio, melhorias das mais variadas áreas comuns e pagamentos dos diversos funcionários e despesas mensais.

Além disso, a importância do pagamento em dia é fundamental, pois com o passar do tempo, o novo Código de Processo Civil ficou mais rígido com inquilinos e proprietários que deixam de realizar o pagamento do condomínio, ficando suscetíveis a penhora dos bens. 

Posts Recentes

código civil

Descomplicando o Código Civil

O Código Civil (Lei nº 10.406/2002) é a principal […]

síndico

Virei síndico, e agora? Dicas para quem é iniciante

Gerenciar um condomínio é algo que a maioria das […]

Inteligência emocional

Gestão do síndico e inteligência emocional

Você está preparado emocionalmente para gerenciar as suas emoções […]

× Como podemos ajudar?