• 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

  • 24 de Maio de 2021
  • Comentário(s)

Auditoria de condomínio: qual a hora certa para fazer?

Quando falamos de condomínios e os benefícios em morar em um, a lista é grande e muita prazerosa de se falar. Os condomínios são, geralmente, locais seguros e proporcionam um grande bem-estar social para seus moradores.

Porém, dentro de um condomínio, existem diversos outros setores que são mais críticos e requerem maior atenção. Uma área bastante complicada de se falar sobre, é a respeito da auditoria de condomínio, no qual é uma situação que envolve todos os condôminos e pode revelar muita coisa.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre qual a hora certa para fazer uma auditoria de condomínio e os motivos que podem levar a isso. Lembramos que, as auditorias de condomínio devem ser realizadas por profissionais e estabelecimentos capacitados, caso contrário, se tornam inválidas.

Qual a hora certa para fazer uma auditoria de condomínio?

Quando essa pergunta estiver na cabeça dos condomínios ou do síndico, é necessário bastante atenção, pois a situação pode ser complicada. Há momentos em que, existe bastante desconfiança em relação a inúmeras atitudes da administração do condomínio, no qual são comentados sobre seus gastos com alguma parte do condomínio, dúvidas a respeito das finanças, entre outras coisas.

Nesse momento, o recomendado inicialmente, é avaliar o caso e entrar em contato com o síndico do condomínio. Busque conversar com o síndico do local e explicar toda a situação, pois a solução, às vezes, está ali. Caso nem o síndico e nem o conselho fiscal consiga solucionar as dúvidas, é totalmente recomendado busca uma empresa na área de auditoria de condomínio.

A partir desse momento, você deve explicar a situação e apresentar alguns fatos, sendo que a empresa contratada vai apurar tudo.

auditoria-de-condominio

Quem pode pedir uma auditoria de condomínio?

Essa é uma pergunta bastante interessante e muito praticada. A auditoria de condomínio pode ser pedida pelo conselho fiscal do condomínio, pelo síndico ou até mesmo, pela mobilização dos condôminos para a análise das contas.

Geralmente, esses temas são discutidos em assembleia e as respostas podem aparecer ali. Caso não haja acordo ou as informações são desconexas, a auditoria é encaminhada e aberta.

Lembramos que, caso a situação seja extrema e caótica, prejudicando totalmente as finanças do condomínio, é dever do síndico do local contratar a auditoria, para garantir uma administração transparente.

Quais os motivos para uma auditoria de condomínio

Os motivos para os moradores ou o próprio sindico iniciar o pedido de uma auditoria no local podem ser variados, porém na grande maioria deles, envolve as finanças do condomínio. Casos para avaliar a gestão do condomínio, acompanhar as contas, demonstrar cálculos sem fundamento, entre outros casos, são bem comuns.

Dentre todos os motivos, o condômino busca sempre o melhor para o seu condomínio e a transparência nos fatos, pois sabe que, posteriormente, esses problemas podem afetar a si mesmo.

Conclusões finais

As auditorias de condomínio são importantes em questões de grande valor para a sociedade, que envolve a saúde financeira de um local. Como sabemos, qualquer espaço sem uma saúde financeira de qualidade, os problemas podem surgir de maneira repentina. É importante sempre destacar que, existem casos de rombos em finanças de condomínios que comprometeram todos os condôminos, com aumento de taxa condominial por conta de dívidas antigas não pagas.

Concluindo, quando houver alguma irresponsabilidade em seu condomínio ou então, alguma suspeita de algo, é interessante o conhecimento total do caso e a investigação posterior, demonstrando e passando tudo a limpo, como a situação se desenrola. De modo geral, as auditorias sempre demonstram bons resultados e conseguem resolver grandes problemas, trazendo novamente uma estabilidade para o condomínio.


Comentários