Complexo de condomínio: como funciona?

Como administrar um complexo de condomínio?
A administração de um complexo de condomínio é, normalmente, feita por um síndico junto a um gerente predial e assistentes administrativos. Além, claro, da assessoria de uma administradora de condomínios. É preciso uma equipe grande devido ao número de prédios, moradores, etc.É comum, ainda, que cada torre tenha o seu próprio subsíndico que resolve as demandas referentes ao seu prédio. Isso não significa que o síndico do complexo deixa de ser o responsável legal pelo condomínio, uma vez que cada subsíndico deve cumprir as decisões de acordo com a convenção e regulamento interno do complexo de condomínio.O ideal é que o síndico tenha experiência em outros empreendimentos, pois administrar um complexo de condomínio requer responsabilidade e sensatez para conseguir gerenciar e lidar com todas as demandas. É fundamental que o corpo administrativo do complexo tenha pessoas aptas em contabilidade, direito, finanças e administração.

Promova assembleias de condomínio
As reuniões de condomínio são um desafio maior, mas é uma ótima aliada na administração do complexo de condomínio. Pense em outras formas para realizar essas assembleias,outras ferramentas, como chamadas virtuais. A Casa Administradora, por exemplo,disponibiliza no seu aplicativo reuniões de condomínio online com todas as comodidades para o morador.

Fique atento à administração das finanças!
O sucesso da administração de um complexo de condomínio é proporcional a como o síndico e o corpo administrativo lida com as finanças, que precisam ser muito bem administradas. É importante ressaltar que as taxas relacionadas ao lazer e as taxas triviais, devem ser apresentadas separadamente para os condôminos. Esse é um conselho para que aprestação de contas seja transparente e justa.Outra dica é a previsão para os inadimplentes, de custos com manutenção ou imprevistos,obras emergenciais, entre outros. Dessa forma, é aconselhável que nos complexos haja um caixa com uma quantia numerosa para a segurança de todos.

Esteja atento a manutenção do complexo de condomínio
Não espere acontecer algum problema para tomar atitudes! A manutenção da infraestrutura deve ser feita de forma preventiva. Imprevistos acontecem e são eles que mais oneram o caixa do complexo de condomínio.Ter o controle sobre essas manutenções é fundamental para que não precisem ser feitas com urgência e sem uma previsão de custos. Só assim você evitará transtornos com os moradores e não gastará além do que deve ou pode.

Cuide da segurança e invista na comunicação no complexo
Com a grande circulação de pessoas, é natural que você tenha que pensar na segurança do complexo de condomínio. Investir em portarias 24h, sistema de câmeras, identificação na portaria, sinalização nos espaços comuns e outros recursos que garantam a segurança dos moradores e das pessoas que frequentam o complexo.Em relação a comunicação no complexo, o diálogo e a boa convivência entre os moradores são formas de garantir um bom relacionamento e excelente administração do complexo de condomínio.
Por ser muitas pessoas, vale a pena investir em canais de comunicação como e-mails, whatsapp, site do condomínio, caixas de sugestão, informativos mensais, quadros de avisos e, claro, o aplicativo Casa Administradora.
O importante é ter tempo e disponibilidade para se ouvirem, além de respeito e tato para conviver com pessoas diferentes, seja em um complexo empresarial ou residencial.Como explicamos, administrar e fazer funcionar um complexo de condomínio é um grande desafio. Mas se você se atentar às dicas que destacamos e ter uma equipe eficiente para auxiliar e, ainda, contar com a Casa Administradora, o sucesso está garantido.Ficou interessado para saber mais sobre como a Casa Administradora pode ajudar você nessa empreitada? Entre em contato com a nossa equipe e siga as nossas redes sociais.

Posts Recentes

código civil

Descomplicando o Código Civil

O Código Civil (Lei nº 10.406/2002) é a principal […]

síndico

Virei síndico, e agora? Dicas para quem é iniciante

Gerenciar um condomínio é algo que a maioria das […]

Inteligência emocional

Gestão do síndico e inteligência emocional

Você está preparado emocionalmente para gerenciar as suas emoções […]

× Como podemos ajudar?