• 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

  • 16 de Outubro de 2020
  • Comentário(s)

Como se tornar um síndico profissional

O síndico é a figura mais importante de um condomínio, sendo o detentor de muitas e grandes responsabilidades. Também por isso, para ser um bom síndico profissional, a pessoa deve possuir algumas habilidades essenciais de gestão. 

Se você já acompanha o blog da Casa Administradora, já deve ter lido o artigo onde falamos sobre o que é o síndico profissional, suas responsabilidades e o que o difere do síndico morador

Neste sentido, vale lembrar que uma pessoa pode ter as habilidades necessárias e não querer assumir o cargo devido às responsabilidades a ele relacionadas, ou não ter as características necessárias para ser um bom síndico, apesar do empenho e dedicação para tal, o que pode trazer diversos prejuízos ao condomínio.

A fim de evitar os prejuízos financeiros e morais decorrentes do despreparo e má gestão, a figura do síndico profissional tem sido cada vez mais valorizada em condomínios residenciais e comerciais de todo o país. 

Para quem não sabe o que vem a ser o síndico profissional, trata-se da pessoa física ou jurídica contratada para prestar os serviços de síndico à um condomínio, juntamente com todas as responsabilidades do cargo. Para assumir essa função ele deve ser aprovado democraticamente pela assembleia do condomínio.

Outro fator que conta pontos a favor do síndico profissional é sua qualificação, já que normalmente são exigidos conhecimentos no mínimo básicos em administração, contabilidade, inteligência emocional, entre outras, o que o torna devidamente habilitado para gerir o negócio da melhor maneira possível.

Com isso, figura do síndico profissional está ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado. Parte disso se deve ao fato de a profissão ser benéfica não somente aos prestadores de serviço, como também para os condôminos, que contam com uma gestão mais eficiente e otimizada. 

E você, ainda está em dúvida se vale ou não a pena apostar neste serviço? Confira os benefícios de se contratar um síndico profissional e o que é preciso para se tornar um profissional dessa área.

BENEFÍCIOS DE TER UM SÍNDICO PROFISSIONAL

O síndico profissional é um terceiro contratado para prestar serviços de síndico, sendo alheio ao condomínio, já que não reside nele e apenas cumpre suas funções dentro do horário estabelecido. 

Contratar um síndico profissional traz uma série de vantagens ao condomínio, posto que o mesmo contará alguém qualificado para desempenhar suas atividades, assumindo todas as responsabilidades do cargo, o que resulta em uma gestão eficiente em diversos aspectos. 

Os benefícios de se contratar esse profissional são inúmeros, sendo os principais: 

  • Exerce função de forma organizada e com planejamento;

  • Diminuição de gastos;

  • Otimização das verbas arrecadadas;

  • Transparência em suas decisões e apresentação de contas;

  • Valorização do patrimônio;

  • Agilidade em negociações e contratações;

  • Imparcialidade na mediação de conflitos de interesses;

  • Maior disponibilidade de tempo;

  • Detentor de cursos que o qualificam para o cargo;

  • Horário de trabalho pré-definido.

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM SÍNDICO PROFISSIONAL

 

O síndico profissional é um prestador de serviços do condomínio, que atua mediante contrato. Para se tornar um síndico profissional é crucial possuir algumas qualidades e competências que o tornam o profissional apto a desempenhar as atividades inerentes ao cargo. Confira:


síndico profissional

 


Possuir senso de organização e planejamento

Para desempenhar o papel de síndico profissional, o mesmo deve ser muito organizado. 

A organização é fundamental, pois o cargo exige o controle de diversas planilhas, prestação de contas, pagamentos, além do trato diário com vários tipos de documentos. Sem uma boa organização, torna-se praticamente impossível apresentar os registros de forma clara e simples. Além disso, é fundamental que o mesmo saiba lidar e cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para suas tarefas.

Possuir senso de liderança

Essa é, provavelmente, uma das principais características para se tornar um bom síndico profissional. Isso porque um bom síndico frequentemente precisará liderar e gerir não apenas o condomínio, como as pessoas que nele residem, além de funcionários e prestadores de outros serviços.

O síndico profissional deve ter boa comunicação

O síndico é a pessoa que tem contato com inúmeras pessoas diariamente, incluindo condôminos, funcionários, visitantes, entre tantas outras. 

Ou seja, se você deseja ser um bom síndico profissional, deve saber comunicar de forma clara e objetiva. Isso inclui comunicar todos os pontos importantes para o bom funcionamento do condomínio, seja de forma pessoal, por meio de avisos eletrônicos ou contato telefônico. 

Zelar pela manutenção do condomínio

Para se tornar um profissional exemplar seja proativo e esteja sempre atento às necessidades do condomínio, incluindo as questões relacionadas à manutenção do espaço como um todo e em especial área comum. 

Saber mediar conflitos

Além de saber lidar com a parte administrativa e financeira, o síndico profissional ainda tem que ter tino para negociação, principalmente ao saber como e quando interferir e agir diante dos conflitos que possam existir entre moradores, ou entre moradores e funcionários. 

Fato é que o síndico é como o prefeito de uma pequena cidade e deve agir de acordo com a grandeza de seu cargo em todas as situações. Assim, fica claro o porquê é tão importante investir em capacitação, além de ferramentas e aplicativos que facilitem o dia a dia deste profissional. 

Gostou do artigo de hoje? Não deixe de comentar a sua opinião abaixo. Entre em contato com os especialistas da Casa Administradora e saiba como nós podemos te auxiliar na gestão do seu condomínio.  


Comentários