• 05 de Dezembro de 2019
  • Comentário(s)

  • 28 de Novembro de 2019
  • Comentário(s)

Como aumentar a interação entre os condôminos

A comunicação é um dos pontos mais importantes para ser trabalhado em um condomínio. Quando ela ocorre sem problemas, o síndico consegue transmitir informações com mais qualidade, o trabalho fica mais tranquilo e os moradores admitem novas ideias com mais serenidade


Existem algumas formas de aumentar a interação entre os condôminos. Neste artigo, vamos falar sobre o uso do WhatsApp, do mural de avisos, do livro de receitas e outras informações que vão mudar a rotina do seu prédio.

 

Dúvida? Então acompanhe nosso post!

Aproveitando o WhatsApp


A nossa primeira dica é simples, porém, muito eficiente. O WhatsApp pode ser uma excelente forma de melhorar a comunicação entre os moradores do seu condomínio. Crie o grupo e convide todas as pessoas que moram no prédio a participar. No entanto, não se esqueça de criar algumas diretrizes  para evitar que a tecnologia se transforme em um espaço de discussão.


No momento em que você enviar o convite para o morador informe quais são os pontos que ele deve ter atenção para uma boa convivência. Cada grupo terá suas regras. Mas existem alguns assuntos padrões que devem ser evitados como política, religião, futebol, entre outros. Dessa forma, a chance de gerar atrito é menor. 

Lembre-se do mural de avisos

Sabemos que a tecnologia avançou bastante nos últimos anos, mas nem todo mundo ainda está adaptado com as mudanças, portanto, além de repassar as informações pelo grupo de WhatsApp, não se esqueça do bom e velho mural de avisos no elevador. Esse lugar não é escolhido à toa , além dos moradores, outras pessoas que circulam pelo prédio também terão acesso aos comunicados.

Aposte no livro de ocorrências

O velho e bom livro de ocorrências ainda é bastante utilizado pelos síndicos para arquivar as reclamações dos moradores. Além de facilitar a resolução dos conflitos, ele pode ser utilizado como um arquivo para verificar aquelas reclamações que são mais comuns no prédio. Dessa forma, você consegue solucionar um gargalo e prever problemas que podem surgir no futuro.

Trabalhe o contato pessoal

Os avisos por WhatsApp e murais são muito importantes, no entanto, lembre-se também da comunicação pessoal. Esse tipo de atitude é fundamental para criar um bom relacionamento.


A boa notícia é que você não precisa sair batendo de porta em porta para transmitir uma informação. Basta manter contato quando encontrar com uma pessoa no hall, no elevador ou nas áreas comuns.

 

O síndico deve ter bom senso em relação às informações que pode passar por meios digitais ou pessoalmente. No caso de prédios com menos moradores, por exemplo, procure o contato pessoal quando for falar de situações importantes como uma obra.


Faça festas

Essa dica é especial para aqueles empreendimentos que têm salão de festa ou uma área de lazer com um bom espaço. Nesses ambientes você pode organizar eventos para que os outros moradores se conheçam. Aqui, vale carnaval, festa junina e até o aniversário do condomínio. 


Não se esqueça de utilizar as nossas outras dicas, como grupos e murais de aviso, para facilitar a organização dos evento. Nosso objetivo é melhorar, e não complicar a convivência. Provavelmente, você ficará surpreso com o resultado final.


Cuide das reuniões de condomínios

Para finalizar as nossas dicas sobre como aumentar a interação entre os moradores, recomendamos que você sempre se dedique durante as assembleias e reuniões de condomínios. Estes são momentos muito importantes para promover a interação entre os moradores. No entanto, em alguns casos, se tornam momentos de estresse.


Para evitar conflitos, crie uma pauta e envie-a por e-mail aos demais participantes, alguns dias antes do encontro. Não se esqueça de ser objetivo e claro ao transmitir as informações. Dê espaço para que outras pessoas possam se expressar durante a reunião, sobre os assuntos principais, e separe um tempo ao final para todos trazerem suas ideias e indagações.


Se possível, utilize um conteúdo visual, como gráficos, pois absorver a informação fica mais fácil para todos. Além disso, a reunião fica menos cansativa e incita a participação dos condôminos.

  

O mais indicado é realizar reuniões regulares, seja para resolver grandes ou pequenos problemas. Assim, você saberá que todas as informações foram repassadas para os moradores. Essa postura também evita fofocas nos corredores do prédio. Um bom jeito de ter um bom número de participações nas reuniões é enviar o convite com bastante antecedência para que as pessoas possam se programar da melhor forma.

 

Um condomínio tem diversos problemas. No entanto, uma boa comunicação permite que os moradores convivam com mais harmonia. Sendo assim, dedique o seu tempo para essa importante questão. Sempre que necessário, aproveite as tecnologias ao seu redor, como o nosso app AdmCASA. Lembre-se também de ouvir os vizinhos, afinal, eles podem sugerir ideias ou ferramentas para melhorar a comunicação.

 

E você, usa outra estratégia para aumentar a interação entre os moradores? Então, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Elas podem ser muito úteis para outros síndicos.

 







Comentários