• 11 de Dezembro de 2019
  • Comentário(s)

Como a manutenção de elevadores do prédio deve ser feita?

A manutenção de elevadores é um dos principais pontos de atenção para quem administra um prédio. Isso porque, essa máquina, apesar de muito segura, precisa ser constantemente inspecionada para que não haja nenhum problema. Além de contratar uma empresa para fazer a manutenção, são necessários outros cuidados no dia a dia.

 

Dessa forma, neste artigo, elaboramos um guia de como manter os elevadores funcionando bem e sem dor de cabeça. Acompanhe!

Contrate uma empresa de manutenção de elevadores

O primeiro passo para uma boa manutenção de elevadores é contratar uma empresa capacitada para tal. Esta deve ser feita a cada seis meses ou um ano, dependendo das condições em que o equipamento se encontra e da análise do técnico.

 

É importante exigir que a empresa sempre deixe um selo no elevador após realizada a manutenção para que tanto os usuários quanto a administração saiba qual é a “validade” da inspeção.

Respeite a capacidade máxima do elevador

Uma atitude mais prática que pode ajudar na conservação do elevador é respeitar a capacidade de pessoas/peso que ele suporta. Por isso, é necessário que os usuários sejam orientados sobre essa capacidade e não forcem o equipamento, pois isso reduz sua vida útil.

 

Além disso, para evitar maiores problemas, é preciso que o prédio tenha um elevador específico para carga. Assim, não há sobrecarga no elevador social.

Fique atento aos ruídos e outros sinais de mal funcionamento

Ouviu algum ruído estranho? A velocidade ou energia do elevador estão diferentes? Esses podem ser sinais de que o elevador não está funcionando bem. Então, é o momento de chamar a empresa responsável novamente e o mais rápido possível.

 

Ao notar qualquer sinal diferente, a manutenção de elevadores deve ser feita. Afinal, ao mesmo tempo em que isso pode ser apenas um pequeno problema técnico, a máquina pode também parar de funcionar e causar graves acidentes.

Não permita a entrada de condôminos no poço do elevador

A entrada de condôminos na casa de máquinas ou no poço do elevador deve ser expressamente proibidas. Além de existir a possibilidade acidentes, qualquer movimento errado, sujeira ou líquido diferente altera o funcionamento do equipamento.

 

Portanto, a manutenção de elevadores depende da contratação de um bom profissional, mas também exige cuidados por parte dos usuários e de quem faz a gestão do condomínio. Nunca deixe o período de inspeção vencer e fique sempre atento aos sinais de danificação. Afinal, isso pode evitar prejuízos no futuro, tanto materiais quanto humanos.


Deseja saber mais sobre a manutenção dos condomínios? Então, leia este artigo em que damos outras sugestões para a conservação predial!

Comentários