• 26 de Agosto de 2021
  • Comentário(s)

Administração de condomínios em BH: Saiba como escolher a melhor empresa

Quer saber quais são os diferenciais de uma empresa de administração de condomínios em BH? Então, leia este artigo e veja por que você deve contratar este serviço!

Como vai a administração do seu condomínio? Os moradores e funcionários estão satisfeitos com a atual gestão e o trabalho que está sendo desenvolvido?

Essas são perguntas difíceis de serem respondidas rapidamente, mas tenha certeza de uma coisa: sempre dá para melhorar ou mesmo simplificar algum processo interno!

Gerenciar um condomínio segue a mesma lógica de estar à frente de uma grande empresa e, se até a mais renomada das multinacionais conta com o apoio de advogados, contadores e fornecedores, por que você, como síndico, não deveria fazer o mesmo?

Por isso, leia agora este conteúdo: por que você deve contratar uma administradora, quais benefícios ela oferece e como escolher a melhor para o seu condomínio?


Diferenciais e facilidades que a administradora oferece ao condomínio


A administradora é o seu braço direito como síndico! Principalmente, porque ela cuida de questões burocráticas, contábeis, jurídicas e permite que você tenha maior liberdade para executar as tarefas práticas da função!

Diante disso, os principais diferenciais do serviço de administração são os seguintes:


Eficiência e agilidade


Responda rápido: Para você, o que é melhor do que resolver um problema? Se respondeu “evitá-lo” você está totalmente correto.


Evitar caos, prejuízos e problemas é o que um administrador mais deseja, não é verdade? Por isso, ao contratar um serviço de uma equipe preparada e utilizar tecnologias avançadas de gestão, a administradora garante que tudo funcione da maneira mais ágil e eficiente possível, desde as obrigações contábeis do condomínio até as Assembleias e relacionamento com moradores.


Inovação e tecnologia


A inovação e a tecnologia, principalmente pós pandemia, se tornaram imprescindíveis para qualquer negócio. Se você deseja acompanhar o mercado trazendo diferenciais, benefícios e melhorias, a implantação da tecnologia é a melhor opção. Através, por exemplo, de aplicativo para condomínios, você consegue desenvolver uma gestão prática com poucos cliques e de onde estiver!


Por meio do APP, é possível realizar as seguintes funções:


  • Comunicação rápida e segura entre síndicos, administradores e condôminos, através de comunicados via whatsapp, SMS e chat;

  • Emissão de 2ª via de boletos;

  • Assembleia virtual com Ata e lista de presença virtual;

  • Reserva de espaços comuns;

  • Backup de documentos importantes;

  • Gestão de inadimplentes;

  • Transações financeiras (pagamento de taxas condominiais e/ou multas).


Bom relacionamento entre síndico e condôminos


A melhora do relacionamento entre síndicos e condôminos é uma importante pauta para ser trabalhada, não é mesmo? Com uma administradora de condomínio, além de ter respaldo administrativo e jurídico para desempenhar suas atividades do dia a dia, o que resulta em eficiência, você ainda consegue estar mais próximo dos moradores!

Isso porque a maioria dos APPs do mercado possuem canais diretos de comunicação, que possibilitam o envio de sugestões, dúvidas e reclamações. Assim, fica mais fácil lidar com os condôminos.


Transparência e segurança


Por meio do aplicativo, todos os condôminos possuem acesso às informações que desejarem em tempo real! Ou seja, a gestão se torna totalmente transparente para você. 

Além disso, uma boa administradora, mantém sigilo e segurança de todos os dados e informações do seu condomínio. Assim, você pode ter confiança que todo trâmite da gestão será feito de forma transparente e seguro! 


Como é o trabalho da administração de condomínios em BH na prática?


A administração de condomínios em BH é realizada com a finalidade de prestar total apoio ao síndico e não substituí-lo, como muitos tendem a pensar.

A ideia é que ambos trabalhem em conjunto, mas empreendendo esforços de formas diferentes. Isso porque é muito comum ver síndicos sobrecarregados na função com a missão resolver tudo, plano orçamentário, Assembleia, contratação de serviços, declaração de impostos, cobranças e por aí vai. A lista é longa!

Considerando esse cenário caótico, a administradora irá basicamente “blindar” o síndico e torná-lo apto a tomar melhores decisões! Na prática ela age assim:


Gestão de inadimplentes


A administradora presta todo o auxílio necessário para o condomínio a fim de garantir que o inadimplente renegocie sua dívida!

Funciona da seguinte forma: tomando medidas preventivas e desenvolvendo acordos quando necessário. Nesse contexto, o morador faz o pagamento parcelado via cartão de crédito, recebendo o valor integral da taxa condominial imediatamente. Para evitar qualquer inadimplência, vale consultar a situação nos principais órgãos, como SPC e Serasa, assim como utilizar softwares de análise e estar sempre em contato com o síndico.

Assessoria jurídica


O que fazer com o condômino que está devendo há meses e não dá nenhum sinal de que irá quitar seus débitos? Essa é uma questão que incomoda muitos síndicos por aí.

Nesse caso, você não precisará fazer nada! Quem irá cuidar disso é a administração de condomínios em BH com seu setor jurídico.

Isso significa que a taxa de inadimplência diminui consideravelmente e as finanças do condomínio melhoram!


Consultoria financeira


A administradora ainda oferece ao síndico uma equipe de analistas pronta para acompanhar de perto a situação financeira do condomínio!

Assim, fica mais fácil controlar todos os pagamentos necessários e também criar previsões orçamentárias assertivas.


Como escolher uma administração de condomínios em BH?


Escolher uma administradora de condomínios em BH não é fácil. Afinal, é um serviço determinante para a sua gestão interna.

Portanto, para que você não erre na hora de contratar uma empresa, separamos três ótimas dicas! Veja abaixo quais são:


1 - Estude sobre os serviços oferecidos


Qual a sua necessidade no momento? A empresa que você pretende fazer negócio apresenta serviços diferenciados? Oferecem serviços como:

  • Elaboração de folha de pagamento dos funcionários e contratos de trabalho;

  • Emissão de boletos de pagamento da taxa condominial;

  • Cuidado e gerenciamento com as contas a pagar;

  • Organização do acesso aos documentos do condomínio e a pasta de prestação de contas;

  • Gerenciamento dos encargos previdenciários;

  • Gestão tributária do condomínio;

  • Cobrança em caso de inadimplência ou multas;

  • Gerenciamento do fundo de reserva condominial;

Essas são perguntas que precisam ser bem respondidas e serviços que devem ser feitos, antes de tomar qualquer decisão! O ideal é focar em uma contribuição que acabe com deficiências e promova melhoria contínua ao condomínio.


2 -  Peça indicações de outros síndicos e condôminos


Nunca tome partido de algo importante sem ouvir as pessoas que estão ao seu redor! 

Ao ouvir as indicações de colegas de trabalho e dos próprios moradores, você consegue não só identificar novos problemas, mas principalmente, enxergar caminhos para resolvê-los.


3 - Compare os orçamentos mas não se esqueça de analisar todos os valores agregados. 


Antes de contratar o serviço, coloque na balança três pontos: suas necessidades, o que a administradora oferece e quanto você pode pagar por isso.

Os preços entre as empresas costumam variar, mas não se deixe levar apenas pela economia. Para contratar uma administradora, é necessário buscar por uma gestão que esteja bem alinhada com as necessidades do seu condomínio, que ofereça serviços e parcerias para agregar mais valores ao contrato, como eventos no condomínios, campanhas para conter a inadimplência, ou para gastar menos água, entre outras coisas. Ou seja, é importante ver além do valor da taxa mensal, o que faz uma Administradora ser diferente e a melhor opção é o que ela entrega por trás da gestão de condomínios padrão. Sendo assim, sempre use a “equação” mencionada acima para fazer um bom negócio.


Qual a melhor administração de condomínios em BH?


Agora que você já sabe quais itens escolher para a contratação de uma administradora em BH, conheça a Adm Casa. 

Por ser pioneira no mercado condominial em BH há 56 anos, a Adm Casa é sem dúvidas a melhor empresa de administração de condomínios em Belo Horizonte e região. Além de se destacar em inovação, relacionamento próximo ao cliente e gestão eficiente, ela mantém foco total nos quatro pilares de uma administração condominial moderna: controle, segurança, harmonia e facilidade!

Como se não fosse o bastante, ainda podemos adicionar tecnologia aos pilares, já que além de oferecer todos os serviços citados neste artigo, ela possui também o Aplicativo para condomínios mais completo do mercado visando proporcionar a você uma gestão atual e prática!

Está pronto para atingir todo o potencial do seu condomínio? Então, conheça as Vantagens da Casa e solicite um orçamento de acordo com suas necessidades e preferências!


Comentários