• 11 de Dezembro de 2019
  • Comentário(s)

5 dicas de como economizar água no condomínio


Atualmente, tem sido cada vez mais frequente ver reportagens na mídia sobre a falta de água no Brasil e os racionamentos em várias cidades. Antes, esse assunto não era colocado tanto em pauta devido até mesmo às características geográficas do nosso país. No entanto, agora, nos encontramos em um momento de procurar soluções eficientes de como economizar água nas casas.

 

E nos condomínios não pode ser diferente. Se em uma casa, onde moram poucas pessoas já é difícil promover uma economia, em um condomínio parece ser ainda mais complicado, mas não é bem assim. Basta seguir as dicas que listamos abaixo. Confira!

1. Conscientize os moradores

O primeiro passo para promover a economia de água nos condomínios é a conscientização. Isso pode ser feito por meio de lembretes espalhados pelo condomínio e até com uma cartilha para ser distribuída entre os condôminos. Além disso, uma boa ação é fazer uma reunião dinâmica, com vídeos e brincadeiras, mas que no final mostre a importância de economizar água.

2. Individualize os hidrômetros

Se a conscientização não fizer efeito, outra maneira de diminuir os gastos com água é separando os hidrômetros. Muitos condomínios recebem uma única conta de água e depois promovem o rateio, o que pode ser injusto para alguns moradores. Assim, sentindo diretamente no bolso, muitos podem repensar suas atitudes.

3. Procure os vazamentos

Outra possível causa para o consumo excessivo de água no condomínio são os vazamentos. Por isso, a manutenção deve estar sempre em dia. Procure os vazamentos em todo o local, pois canos estourados, caixa d’água rachada e outros causam prejuízos não só para o meio ambiente, mas também para a estrutura do prédio.

4. Invista em tecnologias de economia e reaproveitamento

As tecnologias também estão presentes na nossa vida para gerar economia. Então, o condomínio pode investir em aparatos de bombeamento e reaproveitamento de água, reguladores de vazão nas torneiras, além de vasos sanitários à vácuo.

5. Atente-se para o consumo de água na limpeza

Por fim, uma maneira muito prática de como economizar água é se atentar ao consumo na hora da limpeza. Ao invés de lavar o chão todos os dias, é possível fazer um planejamento com orientações dos dias em que se deve apenas passar pano, varrer e jogar água. Na calçada, por exemplo, utiliza-se apenas uma vassoura, mas se necessário usar água, basta fazer uso do balde para evitar desperdício.

 

Buscar meios de como economizar água é uma obrigação de todos nós, afinal, ela é o bem mais importante para o planeta, sem ela não há é possível viver. Se cada um fizer sua parte, ajudamos o meio ambiente e ainda temos a garantia de uma vida melhor e saudável.

 

O que achou destas dicas? Se gostou, não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais e conscientizar outras pessoas sobre o consumo de água.

 

Comentários