• 19 de Maio de 2020
  • Comentário(s)

  • 14 de Maio de 2020
  • Comentário(s)

5 vantagens do síndico profissional

É de conhecimento geral que osíndico profissional ou voluntário desempenha uma das tarefas mais importantes em um condomínio, sendo uma figura indispensável para manter a ordem entre os condôminos e também do ambiente como um todo.

A forma mais conhecida por síndico é aquela em que um morador se candidata e é democraticamente eleito para desempenhar tal atividade. 

Junto com o cargo vem grandes responsabilidades. Isso porque o síndico é a pessoa responsável por gerir tudo o que tange a rotina condominial, desde as finanças, reformas e problemas entre moradores, sempre zelando pela harmonia do todo.

Para ser um bom síndico é indispensável ser também um bom gestor, tanto de empresa quanto de pessoas. Assim, não adianta ter um síndico ótimo em gerir as finanças e administração, porém que não saiba lidar com pessoas, gerir conflitos ou que tome partido em uma discussão entre moradores por exemplo. 

Essa forma de síndico morador tem ficado cada vez mais distante da realidade. Na maioria dos casos a pessoa eleita tem que dividir a administração do condomínio com suas atividades profissionais e pessoais. 

Com o acúmulo de tarefas e a sobrecarga que isso traz, o indivíduo não consegue dedicar-se integralmente a nenhuma delas, tornando-se ineficiente. 

Assim como um morador pode possuir qualidades e competências para a gestão do condomínio, mas não ter tempo para assumir o posto, outro pode ter tempo e vontade para tão, porém, sem as qualidades exigidas para a função.

É nessa hora que entra a figura do síndico profissional, cargo que vem se tornando cada vez mais comum e indispensável nas gestão condominial

Mas, afinal, o que é síndico profissional?

É o profissional contratado para desempenhar todas as funções e responsabilidades inerentes ao síndico morador, entretanto, exercidas por um terceiro especializado e contratado para tal. 

O síndico profissional pode atuar em diversos tipos de condomínios, não gera vínculo empregatício, visto que configura como prestação de serviço (de forma autônoma), e também pode atuar em vários condomínios ao mesmo tempo.

Por conta das facilidades, a figura do síndico profissional tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Para ser assumir este posto é necessário que a pessoa tenha alguns conhecimentos, como:

  • Saber liderar/gerir pessoas. Agir com inteligência emocional ao se deparar com crises que possam vir ocorrer no condomínio e saber propor uma boa uma resolução;

  • Saber administrar. Para isso, ter conhecimento em várias áreas dentre elas: administração, contabilidade, finanças, recursos humanos, entre outras;

  • Ser uma pessoa comunicativa lhe trará bons resultados;

  • Se for gestor de mais de um local, ter uma ótima organização de tempo e agenda.

A contratação do síndico profissional pode trazer inúmeras vantagens ao seu condomínio, confira abaixo.

  1. GESTÃO 

O síndico profissional possui as mesmas responsabilidades que o síndico morador, quais sejam: 

  • Administrar o condomínio de forma geral;

  • Cuidar e gerenciar a parte financeira, bem como os fundos de reserva;

  • Atuar como mediador perante os conflitos entre moradores;

  • Responsável pela realização das obras e manutenções;

  • Fiscalizar a inadimplência e as ações judiciais do condomínio;

  • Promover as reuniões de assembleia e fazer a notificação dos moradores;

  • Contratar e demitir a equipe de funcionários, eles sendo contratados ou terceirizados;

  • Manter a organização, conservação e harmonia das áreas comuns do condomínio.

Diante de tantas funções, o síndico profissional deve ser uma pessoa devidamente qualificada, que possua cursos de gestão de pessoas e de administração de condomínios. Ou seja, um profissional qualificado para desempenhar com excelência as atividades inerentes a este cargo, o que resulta em uma gestão muito mais assertiva e eficaz. 

  1. IMPESSOALIDADE

Essa é uma das principais vantagens de se contratar um síndico profissional. Por ser contratado e não residir no local, é mais fácil para este profissional agir com impessoalidade e imparcialidade.

Assim, ao se deparar com um conflito entre moradores, por exemplo, ele pode mediá-lo da melhor forma possível, sem que haja interesse em beneficiar nenhuma das partes. 

Por outro lado, esta configura uma situação frequente quando o síndico é também morador, visto que este também possui família e amigos moradores, o que pode acarretar ou dificultar a resolução de conflitos

  1. TRANSPARÊNCIA NAS FINANÇAS 

Por ser um prestador de serviços, é dever do síndico profissional prestar contas de todos os atos que são praticados, devendo também deixar o planejamento organizacional transparente durante a realização das assembleias. 

Sua gestão deve ser clara, eficiente e visar a melhoria contínua, tanto financeira como patrimonial.

sindico-profissional


  1. PLANEJAMENTO

É de responsabilidade do profissional que assumir cargo fazer um planejamento condominial, onde irão constar todas as melhorias e projetos a serem executados para manter ou melhorar o condomínio de modo geral.

  1. SALÁRIO FIXO

Outra vantagem que o condomínio terá é saber qual o valor da remuneração do síndico e o quanto será retirado mensalmente para arcar com essa despesa. 

A função do síndico profissional não se confunde com a função da administradora condominial. Na verdade, ambos podem trabalhar juntos e trazer inúmeros benefícios ao condomínio e ainda mais transparência no desempenho dessa gestão.

Diante de tantas vantagens, que tal considerar a contratação de um síndico profissional para o seu condomínio? Se quiser saber mais sobre como melhorar a gestão do seu condomínio em diversos aspectos, entre em contato com os especialistas da Casa Administradora.

Comentários