• 11 de Julho de 2019
  • Comentário(s)

5 dicas de decoração de Natal para condomínio

O final do ano já chegou e logo vamos entrar em uma das datas mais importantes do ano: o Natal! Em todos os lugares é possível observar enfeites, propagandas natalinas, guirlandas e um sentimento único de confraternização. Para entrar no clima, os síndicos precisam se lembrar da decoração de Natal para condomínio. Afinal, por que ele deveria ficar de fora do tema das comemorações?

Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de decoração natalina para o seu condomínio. Falaremos sobre os cuidados que você deve tomar para não cometer erros e manter o espaço bonito e sem nenhum risco. Continue lendo e confira!

1. Planeje o orçamento destinado à decoração de Natal

O primeiro ponto para fazer uma boa decoração de Natal para condomínio é o orçamento dos gastos. O ideal é que ele já esteja inserido no planejamento financeiro da gestão. Assim, evitam-se surpresas com as contas, sendo possível investir em uma decoração maravilhosa e barata ao mesmo tempo.

Por isso, tenha em mente o tamanho do espaço, quais locais serão decorados e o que vai ser preciso comprar. Como os enfeites tendem a encarecer nessa época do ano, o melhor é fazer as aquisições o quanto antes. Além disso, invista em artefatos de qualidade e em um bom armazenamento para eles a fim de que possam ser aproveitados no próximo ano, evitando gastos desnecessários.

2. Conte com a ajuda dos condôminos

Para a decoração dos ambientes em si, é possível contratar empresas do ramo. No entanto, se deseja cortar gastos e manter o visual do condomínio bonito, monte uma força tarefa com os condôminos para que eles ajudem a decorar o espaço.

Divida-os em funções de acordo com os ambientes (recepção, área externa, etc) ou de acordo com habilidades. Assim, vai ficar mais fácil decorar o condomínio sem sobrecarregar ninguém, afinal, todos usufruem dele.  

3. Leve em consideração as regras do condomínio

Outra questão muito importante são as regras previstas no regimento interno e convenção do condomínio. Isso porque, pode haver restrições de locais que não podem ser decorados, principalmente, aqueles que invadem a propriedade dos moradores.

Ademais, a consulta ao regimento interno também é relevante para verificar de quem é a responsabilidade do pagamento da decoração. Se ela deve ser feita por meio de rateio ou embutida na taxa de condomínio. 

4. Tenha cuidado com a rede elétrica

Na decoração de Natal, é comum utilizarmos luzes para deixar o ambiente bem bonito e destacado. Porém, é preciso tomar muito cuidado com a rede elétrica.

Primeiramente, tenha cautela com os pisca-pisca e demais luzes compradas. Busque saber se eles são certificados e de boa procedência. Em segundo lugar, verifique se as fontes de energia são compatíveis com os condutores dos enfeites e vice-versa, além de averiguar a tensão de ambos.

Lembre-se também de manter os equipamentos desligados na hora da montagem da decoração. Se deseja saber se estão funcionando, teste-os anteriormente. Isso porque, as chances de acontecer acidentes são altas.

Em ambientes externos e propícios a umidade, ainda mais no fim ano, que chove na maioria das cidades brasileiras, tenha muito cuidado com os equipamentos. Nesses locais, a chance de acontecer acidentes e panes são muito maiores e, inclusive, a nível de causar um incêndio.

Por fim, preze pela sua segurança e a dos ajudantes ao utilizar luzes na decoração de Natal para condomínio. Não troque lâmpadas nem toque na fiação com os aparelhos ligados. Nunca utilize escadas muito altas sem o devido equipamento de segurança ou sem experiência.

5. Atente-se aos possíveis erros na decoração

A última dica é se atentar para não cometer erros que prejudiquem a qualidade de vida dos moradores. Não se deve:

  • instalar enfeites muito perto da piscina;
  • atrapalhar a passagem dos moradores e visitantes com a decoração;
  • utilizar artefatos de vidro e outros componentes frágeis, que se quebrados ou caídos podem machucar;
  • decorar com o ambiente com itens feitos de pelinhos ou com cheiros, pois podem causar alergias;
  • fazer decoração com objetos que emitem som e que prejudicam o silêncio.  

Essa é uma das épocas mais belas do ano. Desse modo, invista em uma decoração de Natal para condomínio que além de visualmente bonita seja funcional. Tenha muito cuidado ao decorar o ambiente e preze sempre pelo bem-estar dos condôminos. Seguindo nossas dicas, tenha certeza que você garantirá tudo isso!

Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a decorarem seus condomínios também!

Comentários