• 11 de Novembro de 2019
  • Comentário(s)

  • 11 de Novembro de 2019
  • Comentário(s)

  • 11 de Novembro de 2019
  • Comentário(s)

4 dicas para evitar trânsito intenso na volta às aulas

Quem sai de carro todos os dias deve ter notado que as vias ficaram mais tranquilas no mês de janeiro. No entanto, com a volta às aulas este mês, a tendência é o trânsito intenso voltar a aparecer, algo que pode ser bastante incômodo.

Porém, você sabia que é possível evitar os engarrafamentos apenas fazendo a sua parte? Se todos colaborarem um pouco, a tendência é acontecer uma melhora como um todo.

Pensando nisso, neste artigo vamos dar 4 dicas essenciais para que você possa evitar contribuir com os engarrafamentos, especialmente no período escolar. Confira!

1. Considere pagar um transporte coletivo

Para os pais que têm filhos pequenos ou se sentem inseguros com o transporte público ser o meio de locomoção dos seus filhos, é possível considerar a contratação de transportes coletivos privados. Vans, ônibus ou até carros particulares autorizados a prestar este tipo de serviço podem ser uma boa alternativa para diminuir o trânsito intenso.

Afinal, além de contribuir para a diminuição no tráfego, pode-se chegar até mesmo a uma economia maior, uma vez que há bons transportes a preços acessíveis dependendo da região.

Vale lembrar que você deve olhar não somente o valor, mas também as condições do veículo, as licenças e condutas do motorista.   

2. Faça um embarque e desembarque consciente

Um dos principais fatores que causam congestionamento nas portas das escolas e acabam prejudicando todo o trânsito é o embarque e desembarque. Há colégios que não possuem estacionamento próprio, por isso, esse processo deve ser feito rapidamente e nos locais indicados.

Não pare em fila dupla ou em locais proibidos. Caso o desembarque/embarque demore mais tempo que o previsto, procure um lugar para estacionar. Além disso, outra alternativa é combinar um ponto de encontro com seu filho.

3. Respeite a sinalização

Há colégios que dispõe de um guarda para indicar onde os pais podem parar ou não e até auxiliam as crianças na travessia. Por isso, preste atenção nas indicações do profissional e também na sinalização em torno do local.

Desatenções podem causar acidentes graves, deixando o trânsito mais intenso e trazendo riscos à vida da sua família.

4. Entre em um grupo de caronas

Por fim, uma alternativa ao transporte coletivo são as caronas. Elsa já são muito comuns entre universitários e trabalhadores, principalmente, então por que não adotar essa prática com seu filho?

Procure pessoas próximas, vizinhos do bairro ou do condomínio, por exemplo, que costumam ir para o mesmo local todos os dias e faça um rodízio.

Para facilitar ainda mais, você pode criar grupos de carona no WhatsApp ou Facebook. Assim, torna-se mais fácil organizar os trajetos e as escalas das caronas.

A adoção da prática de caronas é muito eficiente e, além de colaborar com a diminuição do trânsito intenso, ela também auxilia na preservação do meio ambiente. Isso porque, serão menos veículos nas ruas e menor a emissão de gases poluentes. Dessa forma, você está dando um bom exemplo para seus filhos e pensando em um futuro melhor para eles!

Gostou destas dicas? Então, se deseja receber mais conteúdos como este, assine agora mesmo nossa newsletter!

Comentários